domingo, 16 de junho de 2013


Leitura de um trecho de O Diabo dos Números, de Enzensberger

               Quer dizer que isto é um chiclete?

Um chiclete sonhado – disse o diabo dos números. – Vou reparti-lo com você
preste atenção. Até agora ele está inteiro. É o meu chiclete. 1 pessoa. 1 chiclete

               E, enfiando um pedaço de giz de uma cor lilás suspeita na ponta de sua
bengala, o diabo dos números prosseguiu:

               Isso a gente escreve assim

                                  Aqui aparece uma função 1 sobre 1

              Os dois uns, ele os rabiscou direto no céu, exatamente como aqueles
aviões que desenham frases de propaganda no ar. Os números lilases pairavam
sobre um fundo de nuvens brancas, e só foram se desfazendo aos poucos, como
sorvete de amora.


              Robert, olhava para alto.o

- Coisa de maluco – disse ele. Bem que eu queria uma bengala dessas
também

- Ora não é nada especial. Com ela escrevo em tudo: nuvens, muros
telas. Não preciso de caderno. Mas não é disso que estamos falando. Preste
tenção no chiclete. Vou quebrá-lo em dois, e cada um de nós ficará com uma
metade. 1 chiclete, duas pessoas. O chiclete a gente escreve em cima, as pessoas
embaixo
                              Aqui aparece uma função 1 sobre 1+1

-E agora, é claro, os outros também vão querer um pedaço, o pessoal da sua classe

              -Albert e Bettina – disse Robert.  

Pedir para que eles observem como continua a história e narrem-na, em seus, cadernos.


Plano de aula: Números Racionais
Disciplina: Matemática
Turma: 9° ano do Ensino Fundamental
Tempo pedagógico previsto: 8 horas/aula
Tema da aula: Números racionais

Conteúdos:
Representação de números racionais: exatos e dizimas periódicas; identificar as dizimas não periódicas com os números irracionais: reconhecer a necessidade da ampliação do conjuntos dos números racionais através de situações contextualizadas e da resolução de problemas: operações com racionais- adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, frações, equivalentes entre porcentagem entre fração e decimais, novos significados para fração. 

Tema 1

Números, operações, funções racionais / potenciação, números reais, expressões algébricas, equações, gráficos cartesianos, equações do 2º grau, funções.

Grupo I
Competências para observar
H0I Reconhecer as diferentes representações de um número racional. 
H02Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
H03 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificado a existência de ordens como décimos centésimos e milésimos  

Grupo II
Competências para realizar
H10 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação.

Grupo III
 Competências para compreender
H15 Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
 H16 Resolver problemas que envolvam porcentagem.

Habilidade e competências
 Competências é Área I
Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as   geométricas. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas.

Objetivos:
-Levar os alunos á reflexão, discutir e compreensão da característica dos números racionais e sua importância no seu cotidiano, através de diferantes em que estejam presentes variados e contextos e nos quais surjam a necessidade da utilização dos números racionais

Estratégias:
-Utilização do soroban (Caderno do aluno 5ª série 6º ano volume 2)  para explorar a representação de um número decimal e facilitar a compreensão do valor posicional de cada algarismo; uso da linguagem mista (Caderno do aluno 5ª série 6º ano volume 2)  para dar significado a representação e as operações com números decimais; uso de malhas quadriculadas e de figuras; exploração, resolução e discussão de situações-problemas envolvendo os diferentes tipos de razão; identificar propriedades comuns entre objetos ou números; construir classes de equivalência;analise de dados;uso de calculadora.

Metodologia:
-As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno e, a partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas utilizando o conhecimento já adquirido e a construção de novos conhecimentos; apresentação de um slide falando da importância de estudar os números racionais; leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do  aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo; propor algumas situações problemas do cotidiano em que os alunos utilizem números decimais para que os mesmos possam responder oralmente; discussão e/correção colaborativa das atividades.

Recursos didáticos:
-Textos impressos, projetor de slides, notebook, vídeo software (jogos educacionais sobre os números racionais.

Avaliação:
-Os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a serem alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
-Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

Conclusão:
-A partir do quadro das competências (observar, realizar e compreender) e habilidades (H01, H02, H03, H10, H15 e H16), detectaram-se a necessidade e a importância de traçar um plano de aula a partir do conteúdo “Números racionais”, bem como o seu mapeamento de percurso, identificando os conteúdos e/ou temas envolvidos com o presente assunto.

De acordo com o PCN, o ensino da Matemática nos 8os e 9os anos, deve ampliar e consolidar os significados dos números racionais a partir dos diferentes usos em contextos sociais e matemáticos. Assim, acredito que esse conteúdo, permitindo ao educando consolidá-lo com o seu cotidiano. 

2 comentários:

  1. Bom dia, caros colegas do grupo 5.
    O Plano de Aula também ficou muito bom. Márcia T. Tanaka

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  2. Boa noite, colegas do grupo 5. O plano de aula apresentado ficou muito bom. As estratégias escolhidas facilitarão a contextualização do tema abordado. Parabéns!

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